Como Ensinar e Incentivar Seus Filhos a Comerem Saudável

Atualizado: 23 de fev.

Qualquer pessoa que esteja preocupada com a saúde na sociedade de hoje logo percebe que ensinar princípios e hábitos alimentares saudáveis ​​para os nossos filhos é de vital importância.


Muitas coisas podem ser ensinadas simplesmente pelos nossos exemplos.


Neste artigo estão algumas sugestões de hábitos alimentares saudáveis, ideias e dicas voltadas especialmente para as crianças.


Mas antes disso, temos alguns dados:


Gostando ou não, nossos filhos fazem parte de uma sociedade onde é comum a comida de conveniência. Isso significa que a maioria das crianças já estão acostumadas com dietas cheias de alimentos embalados, açucarados, salgados e gordurosos, que não contêm ingredientes naturais em quantidades suficientes, como frutas e vegetais.


Se isso não descreve a alimentação dos seus filhos, parabéns!

Você está fazendo um ótimo trabalho!


Você sabia que as pesquisas atuais sugerem que, aos dois anos de idade, as crianças terão desenvolvido preferências alimentares que permanecerão com elas por toda a vida?


Na grande maioria, essas preferências alimentares são moldadas, e moldadas por seus pais.


Se a mãe (ou o pai) não gosta de um vegetal e, portanto, não oferece aos filhos, eles não aprenderão a comê-lo.


Comece a oferecer desde o início da Introdução Alimentar variedades de frutas, legumes e vegetais, diversificando o modo de preparo e formato. As crianças de oito anos geralmente preferem os mesmos alimentos que comiam quando tinham quatro anos.


As crianças que não recebem vitamina A, ácido fólico e zinco suficientes são predispostas a muitas doenças da infância.


Por isso a importância de ensinar seus filhos sobre os benefícios de uma alimentação saudável desde sempre.


Se você achar que a dieta da sua família precisa de uma revisão, nunca é tarde para fazer essas mudanças. Haverá um momento de reciclagem das papilas gustativas, mas com um pouco de determinação e imaginação, a mudança para um estilo de vida mais saudável pode ser feita.


Alcançar uma nova percepção por alimentos da natureza será algo que beneficiará a todos pelo resto de suas vidas.



Dicas para incentivar uma alimentação saudável para as crianças:


1. Experimente adicionar vegetais aos pratos favoritos dos seus filhos


Esta é uma ótima maneira de aumentar os nutrientes e tornar os alimentos que seus filhos gostam ainda mais nutritivos.


2. Faça tudo o que puder para eliminar aditivos alimentares da dieta dos seus filhos


Está provado que cores e sabores artificiais afetam negativamente o comportamento das crianças. Verificou-se que o benzoato de sódio, um conservante comumente usado em produtos de higiene e alimentos industrializados, aumenta a hiperatividade em crianças pequenas. Esse comportamento inclui a falta de atenção, impulsividade e excesso de atividade.


3. Sirva comida de verdade no café da manhã


O melhor alimento que você pode oferecer no café da manhã para qualquer criança são frutas aquosas como maça, melancia, mamão, laranja, uvas e morangos, que além de nutrir irão repor a água eliminada durante o sono.


Outras opções são vitaminas com cerais ou oleaginosas, mingau de aveia ou panqueca de banana com aveia.


Cortar frutas ou preparar uma vitamina é tão fácil quanto servir biscoitos ou pão com manteiga. Um café da manhã saudável leva no máximo cinco minutos para preparar e seus filhos se beneficiarão deste café da manhã o dia todo. As crianças simplesmente têm um desempenho melhor depois de comer alimentos integrais do que qualquer outro café da manhã que você possa servir, aumentando sua memória e a atenção.


4.Institua a regra de experimentar ao menos uma mordida


Desta forma, as crianças têm que experimentar alimentos que muitas vezes acham que não gostam. Há estudos que concluem que são necessárias sete tentativas com um novo alimento para uma criança gostar e aceitar. Muitas vezes mudando a forma da apresentação a criança passa aceitar o alimento, variando a textura e sabor.


5. Adicione frutas e verduras no maior número possível de opções de alimentos


As frutas silvestre contêm muitos antioxidantes que são extremamente benéficos. As verduras devem ser consumidas diariamente e são uma parte muito importante da dieta saudável de todos.


6. Envolva as crianças na escolha e preparação dos alimentos


Incentive e procure ajudar quando necessário. Mesmo que crie mais bagunça, encoraja-se e ensine habilidades na cozinha que são para o resto da vida.


Crianças pequenas podem ajudar na preparação de saladas e sopas. Deixe-os a ajudar e decidir qual prato saudável preparar. Permita que eles ajudem você a fazer as compras e, em seguida, incentive a preparar uma refeição com as frutas e vegetais escolhidos por eles.


7. Empacote lanches saudáveis ​​e tente torná-los interessantes


Frutas secas, nozes e sementes são ótimas para lanches, assim como diversos vegetais picados. Use um cortador de biscoitos para fazer sanduíches divertidos.


8. Ensine as crianças a evitar junk food com seu próprio bom exemplo


Pessoas viciadas em junk food levarão uma vida cheia de dores e doenças. Transmita entusiasmo por alimentos naturais para seus filhos.


9. Leve seus filhos ao supermercado e deixe-os soltos no hortifruti


Permita que explorem frutas e vegetais novos e incomuns. Incentive-os a encontrar itens que nunca viram antes e que gostariam de experimentar.


10. Experimente as distinções de sabor


Permita que explorem os sabores doces, salgados, amargos e azedos de diferentes alimentos. A introdução de novos sabores e cheiros encorajará a exploração de alimentos.


Se você está procurando melhorar a alimentação dos seus filhos, aproveite muito bem essas sugestões.

E não se esqueça de encaminhar meu artigo para uma mamãe que você conheça que possa se beneficiar.




Escrito por Karol Thomsen - Mamãe Good Vibes

8 visualizações0 comentário