top of page

Melhore o Sono das Crianças

Aprenda como melhorar o sono das crianças e a torná-las mais inteligentes e saudáveis.


Aprenda como ajudar as crianças a dormirem melhor e a torná-las mais inteligentes e saudáveis.

Todos nós sabemos que o sono é importante, mas na correria do dia-a-dia podemos não conseguir fazer com que as crianças tenham uma boa noite de sono e consigam dormir melhor. Quando as crianças não descansam bem, podem apresentar baixa imunidade, raiva, choro ou comportamento agressivo. A falta de sono também afeta negativamente sua memória.

Sem sono adequado, as crianças se sentem menos focadas, menos motivadas e mais dispersas (sei que você conhece a sensação!). Infelizmente, existem alguns fatores que estão afetando seriamente o sono das crianças, resultando em problemas como sintomas semelhantes ao Tdah, baixa imunidade, colapsos, irritabilidade, e aumento do risco de diabetes.


Sintomas Semelhantes ao Tdah As crianças privadas de sono tornam-se muitas vezes hiperativas. Na verdade, de acordo com este artigo do New York Times:

especialistas do sono observam que crianças que perdem apenas meia hora de sono necessário por noite – seja por causa de um distúrbio do sono ou apenas por ficarem acordadas até tarde no celular ou jogando videogame – podem apresentar comportamentos típicos de TDAH.
Um diagnóstico errado não é apenas estigmatizante, mas o tratamento do TDAH pode agravar a insônia, o verdadeiro problema. Os medicamentos usados ​​para tratar o TDAH, como Ritalina, Adderall ou Concerta, podem causar insônia.”

A confusão entre privação do sono e TDAH pode levar a diagnósticos incorretos e a intervenções inadequadas, mas uma vez que seu sono seja regularizado, os sintomas podem desaparecer.


Baixa Imunidade

A privação do sono não afeta apenas o comportamento das crianças, mas também pode prejudicar o sistema imunológico, tornando-as mais propensas a ficarem doentes. Durante o sono, o corpo realiza importantes processos de reparo e regeneração. Durante períodos de estresse ou crescimento, o sono desempenha um papel ainda mais crucial, permitindo que o corpo se recupere e fortaleça seu sistema imunológico.


Colapsos e Irritabilidade

A privação do sono tem um impacto significativo na capacidade das crianças de regular suas emoções, o que pode resultar em uma série de efeitos negativos no comportamento e no bem-estar geral. Quando as crianças não dormem o suficiente, é comum observar mudanças no humor, irritabilidade, impulsividade e dificuldade em lidar com situações estressantes.


Aumento do Risco de Obesidade e Diabetes

Um estudo publicado na revista Pediatrics, “Crianças que dormem menos na infância podem estar em maior risco de ter sobrepeso ou obesidade durante a infância”. Isso provavelmente se deve à maneira como o sono ruim interrompe a produção de dois hormônios reguladores do apetite – grelina e leptina.


Enquanto isso, o Journal of Sleep & Sleep Disorders Research afirma que:

“Anormalidades na quantidade e qualidade do sono, no alinhamento circadiano e na regulação da melatonina aumentam o risco de diabetes tipo 2”.

Dicas para ajudar a crianças a dormirem melhor

Crianças que dormem profundamente e ininterruptamente tendem a ser mais criativas, focadas, agradáveis, capazes de resolver problemas e muito mais, portanto, tornar isso uma prioridade traz enormes benefícios. 1° DICA: Estabeleça horários para dormir e acordar

Defina horários regulares para dormir e acordar todos os dias, mesmo nos fins de semana. Isso ajuda a sincronizar o relógio interno da criança e promove um sono mais tranquilo.


2° DICA: Luz Natural

Expor-se à luz natural logo pela manhã pode ajudar a regular o relógio biológico do corpo, promovendo um sono melhor durante a noite. A luz do sol estimula a produção de melatonina, o hormônio do sono, e ajuda a manter o ritmo circadiano equilibrado.


3° DICA: Atividade Física ou Brincadeira ao ar livre

O exercício físico ajuda a liberar energia e promove um sono mais profundo à noite.


4° DICA: Pouca luz antes de dormir

Diminue as luzes uma hora antes de dormir para estimular a produção de melatonina, o hormônio que ajuda a sentir sono.


5° DICA: Evite telas a noite

A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, como televisões, celulares, tablets e computadores, pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono. Portanto, evite o uso de telas pelo menos uma hora antes de dormir.


6° DICA: Jantinha leve

Ter uma refeição equilibrada e nutritiva no jantar ajuda a manter o metabolismo e evita desconfortos digestivos que podem interferir no sono.


7° DICA: Caverna Mágica

Assim como os adultos, as crianças precisam de um ambiente perfeito para dormir. Deixe o quarto fresquinho, organizado, escuro e silencioso. Garanta que elas estejam na temperatura ideal, sem luzes ou ruídos que possam atrapalhar o sono.


8° DICA: Ruído do Sono: Rosa e Marrom

Sabe aquele som suave que parece o barulhinho de ondas quebrando na praia ou uma chuvinha gostosa? É o ruído branco, mas também temos suas versões mais interessantes: o ruído rosa ou marrom acalma a mente proporcionando uma noite de sono tranquila e revigorante.


9° DICA: Ritual do Sono

É importante criar uma rotina relaxante à noite para que o cérebro e o corpo das crianças saibam que é hora de dormir. Isso pode incluir atividades como tomar um banho morno, ler um livro ou contar uma história. Evite estimulantes, como eletrônicos ou brincadeiras agitadas, antes de dormir.


Um passo-a-passo de como criar uma rotina do sono e mais técnicas para ajudar as crianças, e os pais, a dormirem melhor podem te ajudar e você encontra tudo o que vc precisa para fazer seu filho dormir melhor no e-book o Poder da Rotina do Sono. Neste e-book você vai ter acesso a tabelas para montar uma rotina personalizada para a sua família, suplementos que auxiliam no sono e um bônus especial para as mamães relaxarem enquanto as crianças dormem. Clique aqui, com o cupom GOODVIBES você ganha 25% de desconto.


Aprenda como ajudar as crianças a dormirem melhor e a torná-las mais inteligentes e saudáveis.

Alguma dúvida? Faça sua pergunta abaixo:





bottom of page