top of page

14 Sintomas de Gravidez que toda mulher deve saber

Você pode estar grávida? Confira neste post 14 SINTOMAS DE GRAVIDEZ, desde os mais óbvios até os mais estranhos e sutis.


mulher sorrindo segurando um teste de gravidez com as mãos

Se você está no inicio da gestação ou desconfiando que esta grávida, com certeza está curiosa para saber quais são os sinais que podem indicar que você está esperando um bebê. Alguns desses sinais podem aparecer logo nas primeiras semanas de gestação, enquanto outros podem demorar mais para se manifestar. Vamos começar?


14 Sintomas de Gravidez

Imagem com icones de sintomas de gravidez, ao centro o mulher gravida  com vestido azul solto ao vento ligado a flores azuis
Ilustrações: vecteezy e karol thomsen
Primeiros sinais de gravidez nº 1:

Cólicas

Em muitas mulheres, os primeiros sinais de gravidez são muito semelhantes aos sintomas pré-menstruais, por isso que muitas mulheres confundem os sinais. Quando o óvulo se implanta na parede uterina, pode acontecer da mulher sentir cólicas uterinas e outros sintomas leves, como dor nas costas e inchaço abdominal.


Sinais de que você está grávida nº 2:

Sangramentos Rosa ou Marrom

Se você percebeu alguma diferença na coloração da sua menstruação e diminuição do fluxo, isso pode ser uma nidação. Esse sangramento ocorre devido à fixação do óvulo fertilizado dentro do útero. A nidação acontece em cerca de 25-30% das mulheres grávidas nos primeiros dias de gravidez.


Como a implantação provavelmente ocorrerá na mesma época da menstruação durante um ciclo menstrual regular, você pode confundir esses poucos dias de sangramento leve com uma menstruação real. Mas quantidade de sangue no início da gravidez não chega a encher um absorvente e é de vot marrom ou rosa claro, diferentemente da menstruação que tem fluxo e o sangue é vermelho vivo.



Sinais de que você está grávida nº 3:

Sensibilidade à Temperatura

Durante a gravidez, as mulheres podem experimentar mudanças na sensibilidade à temperatura devido a alterações hormonais e fisiológicas. Isso inclui um aumento na temperatura corporal basal, tornando-se mais sensível ao calor e experimentar sensações térmicas variadas. Algumas podem sentir-se mais quentes do que o habitual, enquanto outras podem sentir mais frio. E além disso, os vasos sanguíneos ficam dilatados para melhorar o fluxo sanguíneo para o bebê.


Sinais de que você está grávida nº 4:

Fadiga

Você se percebeu mais casada e sem energia? São tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo no primeiro trimestre que é uma resposta normal do seu organismo.


A fadiga na gestação ocorre devido as mudanças hormonais, aumento das demandas metabólicas do corpo para sustentar o crescimento do bebê, alterações na pressão sanguínea, níveis de açúcar no sangue e aumento do volume de sangue.


Sinais de que você está grávida nº 5:

Aumento da Frequência Cardíaca

Para que o corpo se adapte às novas condições, é muito comum que ocorra um aumento gradual da frequência cardíaca conforme a gestação avança.


O aumento da frequência cardíaca na gravidez é uma resposta natural às mudanças fisiológicas. Isso ocorre devido ao aumento do volume sanguíneo, mudanças hormonais e diminuição da pressão arterial.


Sinais de que você está grávida nº 6:

Muco Cervical

Se você está tentando engravidar e presta atenção ao seu ciclo menstrual, deve saber que o muco cervical, que é como um corrimento na vagina, costuma ficar mais viscoso e espesso quando você está ovulando. Esse muco ajuda a levar os espermatozoides até o óvulo. No ciclo em que não ocorre a gravidez, esse muco elástico geralmente desaparece cerca de 24 horas depois da ovulação.


No entanto, se você engravidou, o muco cervical continuará presente por vários dias após a ovulação. Na verdade, ele persistirá, em algum grau, durante toda a gravidez, pois ajuda a manter a vagina limpa e reduz o risco de que bactérias ruins se aproximem do bebê.


A diferença é pequena, mas para as mulheres que conhecem bem seus próprios ciclos e seus corpos, esse é um dos primeiros sinais de gravidez a serem observados.


Sinais de que você está grávida nº 7:

Excesso de Saliva

Algumas mulheres produzem mais saliva, o que pode levar à sensação de estar constantemente engolindo. O excesso de saliva durante a gestação, também é conhecido como sialorreia. Embora não seja comum, pode ser desconfortável.


Isso ocorre devido ao aumento da progesterona, que relaxa os músculos fazendo com que a válvula que normalmente mantém o ácido estomacal no estômago fique um pouco aberta. Como resultado, o ácido do estômago pode subir, causando azia ou refluxo ácido.


Se você tiver problemas de estômago, pode tentar beber uma colher de chá de vinagre de maçã misturado com meio copo de água antes das refeições. Isso pode ajudar a reduzir a indigestão e controlar a quantidade de saliva na boca.


Sinais de que você está grávida nº 8:

Mudanças nos Seios

Durante a gestação o corpo se prepara para a amamentação e produção de leite. Então você pode começar a sentir seus seios mais sensíveis, inchados ou doloridos. As aréolas também podem aumentar de tamanho e escurecer, e você pode perceber os vasos sanguíneos na região do peito ficarem mais visíveis.


Entretanto, para algumas mulheres essas mudanças nos seios já são sintomas habituais da TPM, e não indicam necessariamente uma gestação, mas para outras essa sensibilidade só acontece na gestação.


Sinais de que você está grávida nº 9:

Mudanças de Humor

As inúmeras flutuações hormonais durante a gravidez, como o aumento dos níveis de estrogênio e progesterona, podem afetar o equilíbrio emocional. Essas mudanças hormonais podem desencadear sentimentos de irritabilidade, tristeza e até mesmo ansiedade.


Sinais de que você está grávida nº 10:

Micção Frequente

Se você notou um aumento nas idas ao banheiro e está precisando fazer xixi no meio da noite, pode ser um sinal precoce de que um óvulo fertilizado começou a ser implantado na parede uterina.


O hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) é muitas vezes chamado de "hormônio da gravidez" afeta os rins, fazendo com que eles reabsorvam menos água e produzam mais urina. Isso resulta em uma necessidade mais frequente de fazer xixi, um sintoma comum que muitas mulheres grávidas experimentam, especialmente nas primeiras semanas de gravidez.


Sinais de que você está grávida nº 11:

Constipação e Inchaço

A progesterona é a responsável por um sintoma comum na gravidez: a prisão de ventre. Isso acontece porque ela desacelera o movimento dos intestinos. Para aliviar isso, beba muita água e coma alimentos ricos em magnésio.


Além disso, suplementar magnésio pode ajudar a manter o intestino funcionando regularmente.


Sinais de que você está grávida nº 12:

Gengivas inchadas e doloridas

Você pode perceber as alterações hormonais e o aumento do fluxo sanguíneo até ao escovar os dentes e perceber suas gengivas mais vermelhas e sensíveis.


Observe se suas gengivas estão inflamadas, doloridas ou sangrando, se os olhos e rosto estão inchados, isso pode ser um dos primeiros sinais de gravidez. Sangramento nasal também pode acontecer.


Sinais de que você está grávida nº 13:

Sensibilidade a cheiros e Aversão Alimentar

As flutuações hormonais no momento da concepção e durante o início da gravidez afetam a percepção sensorial e podem desencadear desejos por alguns alimentos, sensibilidade a cheiros e aversão alimentar.


Durante a gravidez, o olfato pode ficar mais aguçado, levando a uma maior sensibilidade a odores. Alguns cheiros podem parecer mais intensos ou até mesmo desencadear náuseas. Os odores familiares podem ser percebidos de maneira diferente, o que pode afetar o apetite e as preferências alimentares.


Sinais de que você está grávida nº 14:

Gosto Matálico

Algumas mulheres descrevem uma sensação de sabor metálico na boca, que pode afetar a alimentação.


O gosto metálico na boca durante a gravidez é conhecido como disgeusia. Isso ocorre devido às flutuações hormonais, especialmente nos níveis de estrogênio, que podem afetar a percepção gustativa das mulheres grávidas.


Essa sensação pode persistir até que a produção hormonal se estabilize, o que geralmente ocorre no segundo trimestre da gravidez. Embora possa ser desconfortável, é uma experiência temporária que faz parte das mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação.


Por que ocorre tantas mudanças na Gestação?

Todas essas mudanças físicas são sinais que o corpo está se preparando para gerar e nutrir uma nova vida, e estão relacionados com as mudanças hormonais que ocorrem nesta fase. Embora há relatos de mulheres sintam que o óvulo foi fertilizado, os sintomas só começarão a aparecer duas ou três semanas após a implantação do óvulo no útero, quando o primeiro hormônio, o hCG, começa a ser imediatamente produzido.


Aliás, o hCG é produzido pela placenta, dando inicio a primeira alteração hormonal, e seus níveis dobram a cada dois dias nas primeiras 10 semanas de gravidez. Depois de passar pelo corpo, o hCG é eliminado pela urina.


Por isso existem os testes de gravidez de urina, conhecidos como testes de farmácia, que medem a quantidade de hCG presentes na urina. Eles podem ser feitos já no primeiro dia de atraso menstrual, porém são mais preciso após 7 -10 dias o atraso da menstruação.


Outro exame que detecta a presença desse hormônio é o beta hCG, que indica a quantidade de hormônio presente no sangue, com isso é possível saber inclusive o tempo de gestação. Esse exame é seguro e assertivo, uma vez que é capaz de identificar uma mínima quantidade de hCG no sangue.


Quando confirmar a gestação?

Se você notou mais de dois ou três desses sintomas é interessante fazer um teste de gravidez ou exame de sangue, para começar acompanhamento pré-natal e as suplementações necessárias o quanto antes.

vetor mulher gravida com vestido elegante e maos na barriga, ao lado ícones com os sintomas de gravidez
Ilustrações: vecteezy e Karol Thomsen

Você já passou por isso? Quais foram seus primeiros e mais estranhos sintomas de gravidez?

bottom of page