top of page

34 Brincadeiras Inusitadas para as Férias de Verão


Se você está procurando atividades diferentes para as férias de verão e manter as crianças ocupadas, continue lendo para ver nossas ideias inusitadas.

menino deitado de bruços brincando na lama

Viva as féria de Verão! Uma ótima maneira para criar memórias e envolver seus filhos é proporcionar briancadeiras inusitadas e divertidas ótimas para se fazer no calor.


Nem todos os dias precisam ser meticulosamente organizados – afinal, são férias – mas você verá que os dias se arrastam menos se você tiver elaborado um plano com alguma brincadeira dferente. Talvez escolha um tema por semana e pretenda realizar duas ou três atividades, ou crie algum desafios para alcançar até o final do verão.


Quer você trabalhe em casa, ou está de férias, você precisa de ideias práticas para manter seus filhos ocupados, especialmente durante os meses de verão. Caso contrário, eles podem acabar muito tempo na frente das telas, o que não é bom para saúde física, ocular e mental.


Abaixo, reuni algumas das minhas atividades favoritas de férias de verão para você planejar com as crianças:


Brincadeira: Despertando Mentes e Movimentos

As brincadeiras abaixo são excelentes para esimular o cérebro e a cordenação motora fina e grossa.


01. Joguinhos de Papelão: Crie um joguinho utilizando papelão, aproveite para estimular criatividade e coordenação motora. Olhe algumas ideias aqui.


02. Experiência Científica: Existem várias opções de experiências simlples e de fácil acesso para fazer com as crianças.


03. Fábrica de Pipas: Deixe as crianças criarem suas próprias pipas. Depois, vá para um lugar aberto e aproveite o dia empinando pipas.


04. Esculturas com argila: Deixe as crianças moldarem livremente a argila para criar esculturas. Elas podem fazer animais, formas abstratas, monstros ou o que a imaginação permitir, e depois pintá-las com tinta.


05. Esculturas com gesso: Use moldes para criar obras ou molduras para quadros com gesso. As crianças podem decorar com tinta, glitter ou adesivos e usá-las para exibir fotos. Outra ideia bacana é fazer uma impressão da palma da mão das crianças usando gesso e guardar como lembraça.


06. Corrida de Obstaculos: Para tornar a corrida mais emocionante, você pode adicionar elementos variados, como escalada, equilibrio, tiro ao alvo, salto em distância, túneis de tecido.


07. Circuito: Um circuito oferece uma variedade de atividades que as crianças podem realizar em sequência. Crie desafios diferentes ao longo do percurso, como desafio do salto, desafio o equilibrio, desafio do arremeço...


08. Gincana: Escolha uma série de jogos e desafios competitivos e divide as crianças em equipes por temas.


09. Caça ao Tesouro: Elabore um baú do Tesouro com brinquedinhos, moedas, chocolate, algo especial e enterre ou esconda em algum lugar. Você pode fazer um mapa do tesouro e charadinhas para as crianças advinharem;


10. Brincar na terra: Brincar na terra é uma maneira divertida de explorar a natureza. As crianças podem fazer castelos de areia, criar esculturas de lama, plantar sementes ou simplesmente cavar buracos.


11. Piquenic: Tá aí uma atividade que as crianças amam. Estimule para que elas escolham e ajudem a preparam as refeições. Seja no quintal de casa, na sacada, no parque ou na praia, elas vão se divertir muito.


12. Passeio de Bicicleta: Covide as crianças para dar uma volta bicicleta, vocês podem traçar a rota juntos no mapa e sair para conhecer lugares novos, fazer uma trilha, fazer uma parada para no local escolhido para o lanche.

Brincadeira Refrescante: Água e Lama

Brncadeiras com água e lama podem ser incrivelmente divertidas e refrescantes para as crianças durante o verão, só lembre-se de ter um local para se lavar depois e toalhas para se secar.


13. Pintura Corporal com Lama: Misture um pouco de terra com água para criar uma lama, entregue pincéis e deixe as crianças pintarem seus corpos ou criar arte em uma lona grande.


14. Guerra de Balões de Água: Encha balões com água e organize uma guerra de balões no quintal.

15. Piscina de Lama: Transforme uma área do quintal em uma piscina de lama. As crianças podem se divertir mergulhando e brincando na lama.


16. Escorregador de Lama: Crie um escorregador improvisado em uma ladeira usando lona plástica e água com lama. As crianças vão adorar deslizar pela ladeira.


17. Estação de Lava: Monte uma "estação de lava" de lama. As crianças podem correr através de mangueira para se limpar da lama.


18. Caça ao Tesouro Aquática: Organize uma caça ao tesouro na qual as crianças precisam encontrar objetos em uma piscina de água ou lama. Esconda brinquedos e objetos para tornar a busca mais emocionante.


19. Pintura com Água: Forneça pincéis, esponjas e baldes de água. Deixe as crianças pintarem pedras, calçada ou paredes com água.


20. Futebol de Lama: Crie um campo de futebol de lama no quintal. As crianças podem se divertir jogando futebol enquanto estão cobertas de lama.


21. Caça ao Tesouro na Lama: Esconda tesouros pequenos na lama e deixe as crianças cavarem para encontrá-los.


22. Batalha Naval com Água: Marque uma área no chão e faça quadrados numerados. As crianças jogam um dado e, se caírem em um quadrado, são "atingidas" e ficam encharcadas.


23. Banho nos Brinquedos: Aproveite para dar um banho nos brinquedos e transforme esse momento em uma brincadeira.


Brincadeira Noturna: Explorando Sob a Luz das Estrelas

Pegue as lanternas e o repelente e vá curtir a vibe da noite.


24. Acampe no quintal. Arme uma barraca e traga colchonetes e travesseiros. Aproveite para ouvir os sons da noite. Contem histórias, cantem músicas e aproveitem a sensação de estar ao ar livre.


25. Faça uma fogueira. Conivide primos e amigos para assar frutas e vegetais, ou quem sabe até marshmallow, e contar histórias ao redor da fogueira.


26. Organize uma noite de cinema ao ar livre. Compre, alugue ou peça emprestado um projetor de cinema e exiba um filme em um lençol branco pendurado no varal. Ou use a lateral da sua casa como tela. Leve um colchão de ar ou um tecido para sentar no chão. Ahh, pipoca e outras comidinhas també são bem vindas.


27. Leia um livro ou ouça um audiolivro sob as estrelas. Escolha algum livro novo ou um classica da literatura infantil.


28. Observar as estrelas. Deite-se na grama e observe as estrelas. Você pode até identificar constelações juntos. Se tiver um telescópio, será ainda mais emocionante.


29. Piquenique Estrelado: Prepare alguns lanches leves e saudáveis, estenda uma manta no quintal ou em um parque e faça um piquenique sob as estrelas. Leve lanternas e aproveite o ar fresco da noite.


30. Caça ao Tesouro Noturna: Organize uma caça ao tesouro com lanternas. Esconda pistas pela casa ou no jardim e deixe as crianças desvendarem o mistério.


31. Festa do Luau: Transforme seu quintal em um luau. Decore com lanternas, coloque música tropical, sirva frutas e deixe as crianças dançarem.

32. Pintura com Luzes: Forneça tintas fluorescentes e pincéis, e deixe as crianças criarem obras de arte noturnas. Use lanternas negras para destacar as pinturas.


33. Jogos de Água Noturnos: Se estiver quente, aproveite para brincar com água à noite. Pode ser uma guerra de balões de água, banho de mangeira, piscina ou até mesmo caminhar a beira mar.


34. Jantar Fora: Faça uma refeição ao ar livre à noite. Além da comida deliciosa, as crianças vão adorar a experiência diferente de comer fora de casa à noite.


Certamente, algumas dessas brincadeiras são mais elaboradas e precisamos dedicar mais do nosso tempo e atenção do que outras, mas não deixe de fazer algo diferente com as crianças por medo de complicar ou pela falta de tempo.


Lembre-se de que a magia das experiências está na simplicidade e no amor que compartilhamos durante esses momentos. Mesmo as atividades mais simples e espontâneas se tornam memórias que ficarão gravadas no coração de nossos filhos para a vida toda.


A verdadeira essência está em estar presente, se divertir junto com eles e construir laços que transcendem a rotina do dia a dia.


Desafio você escolher pelo menos quatro das atividades acima para fazer nestas férias de verão. Escreva aqui nos comentários quais você escolheu para inspirar outras mães.

Commenti


bottom of page