top of page

A Melhor dica de Amamentação: Como estimular a Pega Correta

Procurando ajuda instantânea? Confira essa dica que ajudou meu bebê a fazer a pega correta


A amamentação é um momento único e especial para a mãe e o bebê. É um momento de conexão, de nutrição e de amor. Mas para que a amamentação seja bem-sucedida, é fundamental que o bebê tenha uma pega correta no seio da mãe.


A pega correta é aquela em que o bebê coloca a boca bem aberta, envolvendo o mamilo e a aréola. Isso é importante para que o bebê consiga sugar o leite de forma eficaz e para evitar machucados no mamilo da mãe.


Por mais que amamentar possa parecer simples na teoria: posicione o bebê no peito, o bebê faz a pega correta, e a alimentação acontece naturalmente. Muitas mães tem dificuldades em conseguir estimular a pega correta e isso é um problema porque se o bebê não consegue sugar o leite de forma adequada, ele tende a mamar mais vezes e por mais tempo. Essa má sucção do bebê está ligada com:

  • Fissuras nos Mamilos: A pega incorreta ou a sucção vigorosa do bebê podem levar ao desenvolvimento de fissuras nos mamilos, causando dor e desconforto durante a amamentação.

  • Ingurgitamento Mamário: O acúmulo excessivo de leite nos ductos mamários pode levar ao ingurgitamento mamário, resultando em seios doloridos e inchados.

  • Canalículos Lácteos Obstruídos: Ductos de leite obstruídos podem causar dor e inchaço localizado na mama, interferindo na eficácia da amamentação.

  • Confusão de Bicos: A introdução de chupetas ou mamadeiras muito cedo pode causar confusão no bebê, levando a dificuldades na pega correta durante a amamentação.

  • Produção Insuficiente de Leite: Algumas mães podem enfrentar desafios na produção adequada de leite, seja devido a fatores físicos ou emocionais.

  • Desconforto e Sensibilidade Mamária: A amamentação, especialmente nos estágios iniciais, pode estar associada a desconforto e sensibilidade nos seios.

  • Cansaço e Estresse: A demanda constante da amamentação, especialmente durante a noite, pode levar à fadiga e ao estresse emocional para algumas mães.

  • Mastite: uma inflamação da mama geralmente associada à obstrução dos ductos de leite,

Existe uma super dica que ajudar a estimular a pega correta do bebê. E foi essa dica que me ajudou de imediato a fazer com que meu primogênito pegasse corretamente após um mês de dor, fissuras e uma mastite na mama esquerda.


Como estimular a Pega Correta

Siga estas etapas para ajudar seu bebê a sugar corretamente:

  1. Segure seu bebê perto de você com o nariz na altura do mamilo.

  2. Deixe a cabeça do seu bebê inclinar um pouco para trás para que o lábio superior possa roçar no seu mamilo. Isso deve ajudar seu bebê a abrir a boca.

  3. Quando a boca do bebê está aberta o suficiente, o queixo deve ser capaz de tocar primeiro o seio, com a cabeça inclinada para trás para que a língua possa alcançar o máximo possível do seio.

  4. Com o queixo do bebê tocando firmemente o seio e o nariz livre, a boca deve estar bem aberta. Quando eles se fixam, você deverá ver muito mais a aréola acima do lábio superior do bebê do que abaixo do lábio inferior. As bochechas do seu bebê ficarão cheias e arredondadas enquanto ele mama.

VÍDEO: Passo-a-passo de como estimular a pega correta:


Aqui estão alguns sinais de que o bebê está mamando corretamente:

  • O bebê está com a boca bem aberta, formando um "O".

  • O bebê envolve o mamilo e a aréola com a boca.

  • A mandíbula do bebê está relaxada.

  • O bebê está sugando com força.

Se mesmo assim você estiver com dificuldades, procure ajuda de uma consultora de amamentação. Uma consultora pode ajudá-la a verificar a pega do bebê e a resolver quaisquer problemas que você possa estar enfrentando, como língua presa por exemplo. Agora, tente aplicar essa super dica e me diz aqui nos comentários se está funcionando para você e seu bebê. Vou amar saber.

コメント


bottom of page